Reservas

Sobre a Pousada

Conheça um pouco de São José do Barreiro

Sobre a pousada 2018-10-07T01:05:43+00:00

Um lugar aconchegante, ambiente familiar e tranquilo.

A Pousada Dona Esmeralda , iniciou sua história no início da década de 70, há mais de 40 anos fazendo pessoas felizes ao se hospedarem num lugar aconchegante, ambiente familiar e tranquilo. Cercada de rios e cachoeiras localizada ao pé da Serra da Bocaina. Aqui temos como opção de hospedagem suítes, casas mobiliadas, grande área arborizada e gramada para acampamento com iluminação e tomadas (110V), restaurante servindo comidinha caseira deliciosa, TV a cabo, internet Wi-Fi rural, salão de jogos, play-ground, espiribol, fonte de água mineral , piscina natural com duchas, churrasqueiras, redário, cercado com animais, cachoeira, para campistas também temos banheiros fem/masc com água quente, lava-louças, cozinha coletiva (com geladeira, fogão, churrasqueira, pia, mesa e bancos), lava-roupas, barracas para alugar(mediante reserva) além da recepção incomparável da Dona Esmeralda.

Atendemos grupos de segmentos diversos e empresas. Se precisa de um local para fazer sua reunião ou confraternização, fale conosco que organizamos pra você.

A Pousada funciona mediante reserva antecipada.

Um Pouco de Nossa Cidade

“Rusticidade ao olhar, luxo ao contemplar…”

Ainda no século XVIII, descendo a serra da Mantiqueira em direção ao porto de Mambucaba, o capitão Fortunado Pereira Leite, seu cunhado João Ferreira de Souza, com seus familiares e agregados vindos de Pouso Alto, se detiveram nas proximidades de um atoleiro de difícil passagem. Aí fundaram um arraial onde, em 1820, foi erguida uma capela dedicada a São José, passando o povoado a ser conhecido como São José do Barreiro, nome que conservou ao ser elevado à vila em 1859.

No município se abriram inúmeras fazendas para o plantio de café como a famosa Fazenda Pau D`Alho (não confundindo com a fazenda de mesmo nome situada em Campinas), o que trouxe grande desenvolvimento ao município, cujas casas e sobrados são hoje marcos da época em que o Município ocupou lugar importante na cafeicultura paulista.

Conhecida pela sua altura e beleza a cachoeira de Santo Izidro com 90 metros de altura, se localiza dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina, aproximadamente a uma hora do centro; outras famosas cachoeiras também se localizam dentro do parque, como a Cachoeira das Posses & a Cachoeira do Veado dentre inúmeras outras.

Serviu de cenário para as seguintes produções:

Sobre São José do Barreiro

São José do Barreiro é famosa por suas belezas naturais, com maravilhosos passeios em meio à natureza com trilhas e cachoeiras onde podemos destacar o Pico do Tira Chapéu, Pico da Bacia, Cachoeira de Santo Isidro, da Posses, do Paredão todas no Parque Nacional da Serra da Bocaina e também por suas festas tradicionais voltada a toda a família como a Festa de São José / mais conhecida como Festa de Julho, sempre no terceiro final de semana do mês; por sua Micareta, sempre no segundo final de semana do mês de janeiro e pelo seu animado Carnaval, com blocos de rua todos os dias.

Distâncias

São Paulo: 262 Km (aconselhamos a quem vier de SP sair da Dutra no km 8 em Queluz e não em Cachoeira Paulista)
Rio de Janeiro: 177 Km
Queluz: 43 Km
Bananal: 46 Km

Rodovias
• SP-68
• SP-221

Pontos Turísticos

Mirante a cerca de 1800m de altitude com visão para o Vale do Paraíba paulista, para o Vale do Sul Fluminense e para a Serra da Mantiqueira. Localizado no alto da Serra da Bocaina, é acessado em curta e escondida subida de 200 metros. Com uma amplitude de visão maior que 180º, o Mirante do Beija-Flor permite que os guias Bocaina Experience discorram melhor sobre a geomorfologia da região. Além disso, a atmosfera do local é extremamente propícia às atividades de relaxamento e de meditação.

Partindo da Praça Matriz, é preciso pegar a estrada em direção à Serra da Bocaina, onde após 25 km com alternância entre terra batida e asfalto, chega-se no acesso à trilha por uma área de floresta ao lado do Parque Nacional. São cerca de 5,5 km de subida até o cume que está aproximadamente a 2000 metros de altura. O trajeto de subida da trilha dura em média 2 horas, mas o esforço é recompensado com uma vista simplesmente inesquecível. O Pico da Bacia se destaca pelo fato de oferecer, mesmo não sendo o ponto mais alto da Serra da Bocaina, a maior variação de altura em relação ao seu redor (bacia hidrográfica da Bocaina para o Vale), proporcionando o que muitos consideram o visual mais bonito da região.

Na volta, os guias da Bocaina Experience lideram um caminho alternativo, permitindo que o aventureiro complete um circuito, retornando por uma rota diferente do trajeto de subida. Isso permite que o visitante vivencie dois aspectos diferentes da Bocaina, uma trilha mais exposta e outra mais encoberta pela floresta.

O Pico do Tira Chapéu é o mais alto da Serra, atingindo 2088m. Também tem sua caminhada com início ao lado do Parque Nacional, demandando fôlego de quem pretende percorrer os 20km (ida e volta) do trekking em questão.

No alto do Tira Chapéu, o aventureiro pode visualizar os “campos de altitude” do alto da Serra da Bocaina, a topografia acidentada do Vale do Paraíba e, quando beneficiado pelo clima, trechos do litoral fluminense.

Devido à distância percorrida para se acessar o local, a agência Bocaina Experience sugere e promove noites de camping no Tira Chapéu. Dessa forma, aproveita-se o pôr do sol e o também o nascer do sol nesse encantador local, além, é claro, de uma noite repleta de estrelas cadentes.

A partir da portaria do Parque Nacional da Serra da Bocaina, distante 25km do centro de São José do Barreiro, caminha-se de 30 a 40 minutos até a Cachoeira Santo Izidro. O caminho percorrido trata-se de um breve trecho da Trilha do Ouro, rota por onde era transportado o valioso metal mineiro até o litoral do Rio de Janeiro, no século XVIII. Após essa breve caminhada, chega-se na parte superior da queda de 70 metros da Cachoeira Santo Izidro. Descendo por degraus laterais dentro da mata, é possível acessar o lago que se forma em meio à floresta.

A trilha não é difícil, mas exige atenção. Durante o caminho, os guias da Bocaina Experience discorrem sobre aspectos históricos e ambientais do local.

A Cachoeira da Mata é uma bela queda d’água localizada na zona rural do Bairro de Formoso, acessada por uma curta e acidentada trilha no meio da mata, não levando mais de 10 minutos de caminhada. A cachoeira é seguida por um amplo poço para banho que, quando sob a luz do sol, emana tons amarelados e esverdeados. Também é possível nadar até a queda e relaxar embaixo do intenso fluxo d’água, o que é uma experiência revigorante.

Apesar do nome, o charmoso “Cachoeirão” é uma queda d’água discreta localizada na área rural do bairro de Formoso. É o local ideal para os que querem acesso rápido e sem nenhuma dificuldade às águas barreirenses. Com um agradável poço para banho, a cachoeira é menos isolada e menos exclusiva, vide seu fácil acesso. A equipe Bocaina Experience costuma incluí-la na volta das visitas à Cachoeira da Mata ou à Reserva Natural da Pedra Redonda, como complemento do circuito do dia.

Localizada dentro do Parque Nacional, a Cachoeira das Posses exige mais dos aventureiros. É preciso caminhar quase 4 horas para chegar nessa encantadora cachoeira, passando pela vasta flora e fauna da Serra da Bocaina. Para os mais dispostos, a agência Bocaina Experience oferece o passeio junto à visitação da Cachoeira Santo Izidro.

Através da agência Bocaina Experience, única com acesso à área de conservação em questão, é possível desfrutar de um dos passeios mais interessantes do sudeste, atualmente. Conhecer a Reserva Natural da Pedra Redonda é uma rica e completa experiência. Desde a aventura 4×4, necessária para acessar a área particular onde por anos houve um retiro budista, até o almoço nas alturas, incluindo a trilha opcional ao cume da Pedra, o dia é repleto de belas paisagens, boas energias e muita prosa. O valor histórico, biológico e espiritual da localidade é único.

A Cachoeira da Esmeralda é uma das mais especiais da região. Fica no “sertão” do Bairro do Máximo, a 40 minutos de carro do centro de São José do Barreiro. É preciso mais 30 minutos de caminhada, parte em estrada de terra e parte na floresta, para chegar na queda d’água e poço principais. Em dias de sol, com auxílio dos guias Bocaina Experience, é possível acertar o momento ideal para a chegada na cachoeira, a fim de testemunhar a entrada de luz e as cores que intitulam o local.

Graças a uma parceria da agência Bocaina Experience, os visitantes tem como base de apoio um restaurante local que, além de excelente comida, tem área externa com piscina natural, cachoeira e campo de futebol.

A Fazenda São Benedito é uma bela propriedade que se destaca, principalmente, pelo alambique local e a venda de cachaça e cerveja artesanal barreirense. É uma excelente oportunidade para aproveitar um pouco mais os prazeres de nossa região.

A Fazenda São Benedito, juntamente a outras fazendas locais, integra o ““Circuito História & Quitutes Bocaina Experience”.

Beleza, história e natureza permeiam as terras da Fazenda da Barra. Datada do século XIX, a fazenda é envolta por vasta floresta, aos pés da Reserva Natural da Pedra Redonda. Conta com área de lazer para “day use” e oferece passeios à cavalo. Também é possível visitar as dependências do casarão sede. Para conhecer a Fazenda da Barra, necessita-se prévio agendamento ou estar participando do “Circuito Natureza & Patrimônio Bocaina Experience”.

Uma das Fazendas de maior destaque na região, única do período colonial propriamente dito (anterior a 1815 – criação do Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarves), a Fazenda São Francisco, além de linda, é rica em história. Com um serviço de primeira, a fazenda possibilita passeios diários que envolvem desde visitação ao Museu Armando Vianna, dentro da própria sede, até passeios de charrete, a cavalo, trekking e outras atividades.

A Fazenda São Francisco também faz parte do “Circuito História & Quitutes Bocaina Experience”, do “Circuito Natureza & Patrimônio Bocaina Experience”, bem como dos pacotes e roteiros pedagógicos oferecidos às escolas e universidades pela agência em questão. Para visita-la, é fundamental o agendamento com antecedência.

A Fazenda Pau D’Alho é uma propriedade de grande destaque no Vale Histórico de São Paulo e consequentemente, de extrema importância na história do Brasil. Datada do início do século XIX, a fazenda foi protagonista na produção de café da primeira geração que fomentou essa tradicional cultura no país.

Produzindo quantidade imensa de grãos, toda ela graças à mão de obra escrava, a Pau D’Alho contribuiu de forma significativa para o intenso fluxo de exportação que alicerçou a economia do período.

Com estruturas imponentes, o restaurado complexo pode ser visitado com à Bocaina Experience, agência que promove visitas guiadas ao local e procede com as reservas junto aos órgãos públicos responsáveis.

Assim como outros atrativos, a Fazenda Pau D’Alho também integra o “Circuito História & Quitutes Bocaina Experience” e o “Circuito Natureza & Patrimônio Bocaina Experience”. Ademais, a propriedade faz parte dos roteiros pedagógicos fornecidos pela agência às escolas e universidades que visitam São José do Barreiro SP.

A RPPN Fazenda Catadupa é uma das localidades mais especiais do Vale Histórico, pois mescla diferentes valores de nossa região: história, patrimônio, conservação ambiental, pesquisas acadêmicas e gastronomia. Voltada principalmente para o público do turismo pedagógico, a RPPN Fazenda Catadupa é uma unidade de conservação que recebe escolas e universidades interessadas nos valores biológicos e históricos da propriedade. Datada da primeira metade do século XIX, a Fazenda tem uma sede imponente, cercada por nascentes e florestas que se recompõe aos poucos, graças ao árduo trabalho dos atuais proprietários.

A Catadupa integra inúmeros roteiros da Bocaina Experience, sendo preciso agendar previamente junto à agência a visitação de grupos.